burocratização - meaning and definition. What is burocratização
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is burocratização - definition

SISTEMA ADMINISTRATIVO DO SERVIÇO PÚBLICO
Burocrata; Burocratização; Aparelhos burocráticos; Burocratas

burocratização         
sf (burocratizar+ção) Ação ou efeito de burocratizar.
Burocracia         
f. Neol.
Influência dos empregados públicos.
A classe dos funccionários públicos, especialmente dos das secretarias de Estado.
(Fr. bureaucratie)
Burocrata         
m. Neol.
Empregado público.
Aquele que tem influência nas repartições públicas, fazendo parte do pessoal dellas.
(Fr. bureaucrate)

Wikipedia

Burocracia

De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema, veja por exemplo, em red tape.

O termo burocracia refere-se a um corpo de governantes não eleitos, bem como a um grupo administrativo de formulação de políticas. Historicamente, uma burocracia era uma administração governamental administrada por departamentos com funcionários não eleitos. Hoje, a burocracia é o sistema administrativo que rege qualquer grande instituição, seja de propriedade pública ou privada.  A administração pública em muitas jurisdições e subjurisdições exemplifica a burocracia, mas também qualquer estrutura hierárquica centralizada de uma instituição, por exemplo, hospitais, entidades acadêmicas, firmas comerciais, sociedades profissionais, clubes sociais, etc.

Há dois dilemas fundamentais na burocracia. O primeiro dilema gira em torno de se os burocratas devem ser autônomos ou diretamente responsáveis ​​perante seus controladores políticos.  O segundo dilema gira em torno do comportamento dos burocratas seguindo estritamente a lei ou se eles têm margem de manobra para determinar soluções apropriadas para circunstâncias variadas.

Vários comentaristas defenderam a necessidade de burocracias na sociedade moderna. O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) argumentou que a burocracia constitui a maneira mais eficiente e racional pela qual a atividade humana pode ser organizada e que processos sistemáticos e hierarquias organizadas são necessários para manter a ordem, maximizar a eficiência e eliminar o favoritismo. Por outro lado, Weber também via a burocracia irrestrita como uma ameaça à liberdade individual, com o potencial de prender os indivíduos em uma " gaiola de ferro " impessoal de controle racional baseado em regras.